Quais são as principais vantagens de uma pecuária sustentável?

Primeiro precisamos entender o que de fato é uma pecuária sustentável antes de falar sobre as vantagens. O termo pecuária sustentável pode ser definido como uma série de práticas adotadas em uma operação para promover o crescimento econômico e a lucratividade de um produtor. Tudo isso sem comprometer o meio ambiente e gerar impactos negativos a médio e longo prazo.

 

O Brasil é um dos líderes mundiais em pecuária e conta com uma produção elevada, atendendo tanto o mercado nacional quanto o internacional. 

 

Como essa atividade é ligada diretamente à natureza, uma produção que trabalha em conjunto com o meio ambiente pode gerar ótimos resultados.

 

Mas o que deve ser feito para adotar uma prática como essa? Há diversas iniciativas que podem ser tomadas para praticar uma pecuária, de fato, sustentável.

 

Você pode utilizar novas técnicas e sistemas integrados de gestão e produção a favor da melhor utilização de recursos, dedicar uma atenção especial à nutrição do animal, investir no melhoramento genético dos rebanhos e otimizar o consumo de água no campo. 

 

Para colocar em prática todas essas questões, podemos também buscar exemplos em fazendas que são referências mundiais em inovação, produção e sustentabilidade.

 

Mas, enfim, quais são as principais vantagens de uma pecuária sustentável?

 

Com uma pecuária sustentável, o pecuarista obtém vantagens competitivas importantes, como por exemplo: 

 

  • Maior credibilidade no mercado; 
  • Otimização de recursos como ração, água e tempo;
  • Aprendizado constante.

 

Esta prática também contribui para que o negócio seja bem-visto no mercado e, além disso, agregue valor à pecuária, promovendo produtos mais saudáveis e transmitindo uma imagem de responsabilidade com o bem comum.

 

E por que aplicar a prática sustentável?

 

De acordo com estudos, o aquecimento global pode aumentar em até 160% o custo de produção da carne bovina no Brasil. Além disso, os pecuaristas brasileiros enfrentam sérios problemas diariamente, como as mudanças climáticas, degradação de pastagens, temperaturas mais altas e secas severas.

 

Por todos esses motivos, podemos dizer que adotar essas medidas traz vantagens ao mercado e garante a sustentabilidade da propriedade.