As primeiras semanas de vida de um bezerro requerem maiores cuidados e proteção, isso devido a sua elevada susceptibilidade às infecções. Por esse motivo, o manejo desses animais deve ser orientado com o objetivo de se manter bom estado nutricional e profilaxia de todas as doenças de ocorrência comum em um rebanho.
Alguns cuidados básicos podem contribuir com a redução da morbidade, da mortalidade e do uso de medicamentos. O sucesso de todo o sistema de produção da pecuária, seja leiteira ou de corte, depende diretamente da obtenção de baixas taxas de mortalidade e morbidade na fase de criação.
Mas todos esses cuidados devem começar ainda antes do nascimento, desde a alimentação e a vacinação da vaca prenhe até o fornecimento de áreas específicas para elas parirem.
Acompanhe todos os cuidados necessários com os bezerros, incluindo a preparação para o parto:
- Cuidados com as matrizes antes do parto
A vacinação no oitavo mês de gestação é feita com o objetivo de aumentar os níveis de anticorpos no colostro, que é a primeira secreção láctea após o parto. Os anticorpos do colostro ajudarão a proteger os bezerros recém-nascidos contra micro-organismos patogênicos presentes no ambiente.
- O tratamento do cordão umbilical
Após o nascimento, o cordão umbilical do bezerro deve ser rapidamente desinfectado. Para isso, pode-se usar solução alcoólica de iodo, com concentração entre 7% e 10%, que irá desinfetar e desidratar o umbigo.
- Administração precoce do colostro
O colostro deve ser o primeiro alimento a ser consumido pelo bezerro nas suas primeiras horas de vida. Isso porque é um alimento rico em anticorpos que são essenciais para garantir a imunidade do bezerro recém-nascido.
O bovino nasce praticamente desprotegido e isento de anticorpos. Portanto, o colostro deve ser ingerido em boa quantidade e o mais rápido possível, já que é abundante em vitaminas, minerais e enzimas.
- Vermifugação e vacinação
Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade. E, após a desmama, os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica adotada na propriedade.
- Limpeza
A limpeza diária e a manutenção do ambiente seco e bem ventilado são imprescindíveis. Os cochos devem ser limpos diariamente e os animais precisam ser protegidos de todas as condições estressantes, como o frio e o calor excessivos.
- Alimentação
A alimentação dos bezerros deve começar ainda no período de gestação da vaca, pois assim o colostro produzido será nutritivo o suficiente. Investindo em uma alimentação de excelência, você vai garantir um rebanho saudável e com qualidade.
Com esse artigo é possível observar como podem ser evitados diversos problemas com seu rebanho bovino. Porém, muitos criadores ainda têm prejuízos por não atuar de forma correta em casos como esse. E na sua propriedade? Como estão os preventivos?