Adubo de Solo ou Adubo Foliar?

🌱 O uso da adubação foliar, conhecido também como nutrição ou fertilizante foliar, pode ser um grande aliado na sua cultura. Mas não é uma prática para substituir e sim para complementar a adubação via solo, quando necessário.

Cuidar do solo para que esteja nas melhores condições para receber o plantio é uma preocupação constante do produtor rural. No entanto, é preciso também pensar em soluções que complementem as necessidades nutricionais das plantas quando estão se desenvolvendo, permitindo que cresçam mais saudáveis e, consequentemente, se tornem mais produtivas.

Diferente da adubação convencional, em que o produto é aplicado no solo e a absorção dos nutrientes é por meio das raízes, nessa técnica os fertilizantes são dispostos diretamente sobre as folhas, o que faz com que sejam mais rapidamente assimilados pelas plantas, impulsionando a produtividade.

✅ Entre os benefícios dessa técnica, em comparação com a adubagem de solo, estão:

  • Menores doses, em comparação às aplicações via solo;
  • Rápida resposta de absorção, com correção das deficiências nutricionais em um período menor;
  • Maior uniformização e distribuição dos nutrientes;
  • Transporte e armazenamento mais fáceis dos produtos;
  • Custo-benefício vantajoso;
  • Possibilidade de ser aplicado com outros defensivos agrícolas.

 

📈 Para melhor resultado da adubação foliar, é recomendado que seja feita após um diagnóstico da planta por profissional especializado, que indicará os nutrientes que estão deficientes.

É importante ressaltar que a Nutrição foliar ou Adubo Foliar é uma técnica complementar e corretiva e que há produtos específicos para esse manejo, desenvolvidos com os nutrientes certos para os bons resultados do pasto ou da lavoura.

Durante o ciclo do capim ou da cultura, pode haver deficiência de micronutrientes essenciais, como boro, cálcio, zinco, manganês, cobalto ou selênio, que podem ser complementados através da nutrição foliar.

🍃 A adubação foliar junto à adubação de solo, pode até triplicar a produção de matéria seca do capim, proporcionando uma disponibilidade de pasto muito maior para o seu rebanho!

Adubação foliar incrementa produtividade das pastagens brasileiras – O Presente Rural

Lembre-se, quanto maior a oferta de capim para o gado, maior a produção de arrobas por res. Na pecuária extensiva ou semi-intensiva, o capim é o principal alimento do boi e da vaca, predominante no ganho peso em relação à ração.

Assim, uma planta bem nutrida é garantia de um desenvolvimento melhor. Por isso, além da nutrição na raiz a nutrição foliar se faz necessária. Assim, você estará potencializando a saúde do capim e garantindo um resultado único.

🌿Aqui na Agropecuária Jataí, dispomos desses profissionais e todos os recursos necessários para que você consiga os melhores resultados com a nutrição foliar! Faça uma consulta e orçamento sem custos!😉🌿

Contato